Mais tópicos

Cadastro na Educ Acre
Como contribuir com a Educ Acre
Como encontrar recursos para minhas aulas?
Opiniões e sugestões
Sobre a Educ Acre
Uso da Educ Acre
Cadastro na Educ Acre

Caso tenha esquecido sua senha, basta clicar na opção "Esqueci minha senha" que fica abaixo dos campos para realizar login. Você receberá uma mensagem pelo seu e-mail cadastrado contendo orientações para definir uma nova senha.

O cadastro não é obrigatório, porém possibilita a utilização de diversos recursos interessantes, tais como a criação de grupos, a avaliação dos recursos digitais, a seleção dos recursos favoritos, dentre outros

É necessário criar uma lista de recursos digitais contendo um ou mais recursos. Depois de ter o grupo criado, contendo os respectivos usuários inseridos, basta acessar sua lista de Favoritos por meio da opção "Favoritos" do menu superior e escolher, dentre os seus grupos criados, para qual quer indicar esta lista de recursos digitais.

Não se esqueça que para atribuir uma lista de recursos digitais para um grupo de usuários, é necessário estar logado na plataforma.

Se tiver dúvidas sobre como criar listas ou grupos, acesse as informações fornecidas em outros tópicos aqui nesta área de FAQ.

Como contribuir com a Educ Acre

Sua opinião sobre os recursos digitais disponíveis no site são muito importantes, pois podem ajudar outros usuários a decidir pelo uso do recurso. Você pode contribuir com experiências de uso interessantes do recurso, feedback que teve dos alunos etc. Para isto, basta entrar na ficha de informações do objeto, clicando sobre ele no resultado da busca. Você encontrará, no canto inferior direito, um formulário para preencher com seus comentários. Veja, você também pode curtir o objeto ou compartilhá-lo nas redes sociais.

Basta escolher a opção "Colabore", no menu superior do site, e preencher o formulário com as informações solicitadas. Uma equipe de especialistas analisará sua sugestão. Se o recurso estiver de acordo com nossos critérios, ele será publicado e seu nome será indicado como autor do recurso. Esperamos suas contribuições!

Basta escolher a opção "Colabore", no menu superior do site e preencher o formulário com as informações solicitadas. Uma equipe de especialistas analisará sua sugestão e se o recurso estiver de acordo com nossos critérios, será publicado e seu nome será indicado como autor do recurso. Esperamos suas contribuições!

Ao visualizar a ficha técnica do recurso digital você encontrará a opção "Conte como você utilizou este recurso". Clicando nesta opção, será aberto um formulário para que você preencha com algumas informações que serão úteis para o entendimento de sua experiência. Contribua sempre com suas experiências para inspirar outros usuários!

Não se esqueça de que para publicar suas experiências é necessário estar logado na plataforma.

Para mantermos a plataforma sempre atualizada, é muito importante que você avalie os recursos digitais que conheceu na plataforma. Por meio da sua avaliação, outros usuários saberão mais sobre o potencial de cada recurso digital. Para avaliar, basta entrar na Ficha Técnica do recurso e escolher a "estrelinha" que mais se aproxima de sua opinião sobre o recurso no ítem "Avalie Conteúdo", ou seja, quanto mais estrelhinhas atribuir ao objeto, mais status de "bom recurso" ele terá.

Seus comentários podem ajudar outros usuários na análise de determinado recurso digital. Para publicar seus comentários sobre algum dos recursos, você deve entrar na ficha técnica dele e digitar seus comentários no campo "Comentários", clicando em seguida no botão "Criar Comentário".

Seu comentário não será publicado automaticamente. Ele será analisado pela equipe da Educ Acre e publicado posteriormente.

Não se esqueça que para publicar seus comentários sobre os recursos é necesário estar logado na plataforma.

Como encontrar recursos para minhas aulas?

Ao clicar em um recurso, você encontrará, em sua ficha de características, várias palavras-chave ou tags, que poderão te levar a outros recursos digitais relacionados. Basta clicar em uma dessas tags para acessar uma nova relação de resultados sobre o tema selecionado.

Na parte superior do site há um campo aberto ao lado do botão "Buscar", onde você pode digitar exatamente o que procura e esperar pelo resultado.

Na lateral esquerda do portal, é possível filtrar o que você busca por disciplina, série/ano ou tipo de mídia. Basta selecionar a opção desejada e o mecanismo de busca abrirá uma lista de resultados encontrados. Se quiser filtrar ainda mais sua busca, é possível continuar refinando sua pesquisa com os diversos filtros laterais.

Há duas formas de fazer a busca simples. A primeira delas é escolher somente um dos filtros disponíveis (ex: ano, disciplina ou tema/conteúdo curricular). A segunda forma é ir direto aos campos que têm ícones próprios. Logo abaixo do formulário de busca, você encontra botões que o levam diretamente para os objetos listados em três categorias: “Mais curtidos” (os preferidos dos usuários), “Para criar” (recursos de apoio para quem deseja criar novos objetos de aprendizagem) e “Outros recursos” (outros materiais digitais, como plataformas e comunidades), que também podem ser utilizados em processos de ensino e aprendizagem). Um pouco mais abaixo, na barra horizontal laranja, você encontra ainda o campo “Buscar por tipo de mídia” (animação, jogo, vídeo, entre outros). Basta clicar no ícone correspondente para acessar todos os objetos classificados em cada uma dessas subcategorias.

Para localizar experiências de uso dos recursos digitais compartilhadas por outros usuários, basta entrar na ficha técica do recurso e clicar no botão correspondente à Experiências de Uso. Aproveite para compartilhar suas experiências e inspirar outros usuários.

Opiniões e sugestões

Ajude-nos a deixar o site com informações corretas! Para reportar erros, basta acessar o formulário da área de Contato, no menu superior. Digite seu nome e e-mail e compartilhe conosco o erro identificado.

Como a plataforma pode ser melhor? Compartilhe suas opiniões! Acesse o formulário da área de Contato, que está no menu superior. Digite seu nome e e-mail e compartilhe conosco suas opiniões.

Sobre a Educ Acre

Basta ter equipamentos com acesso à internet para visualizar os recursos da plataforma. Porém, para alguns recursos digitais indicados na plataforma, é necessário instalar um plugin (como do Flash ou do Java). Isto deve vir indicado diretamente no site do recurso. 

A Educ Acre funciona como um amplo repositório, organizado com base nos parâmetros curriculares nacionais. São vídeos, plataformas, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, versão on-line e off-line, licença de uso, se possuem ferramentas de acessibilidade, entre outras especificidades. O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. Todos os links dos recursos indicados levam diretamente ao site de origem do recurso.

Não existe nenhum custo para o usuário. A Educ Acre é uma plataforma aberta e gratuita, sem restrição de acesso. 

A primeira versão de Educ Acre foi lançada em dezembro de 2013 e em fevereiro de 2015 a plataforma foi remodelada com novas funcionalidades e organização.

Educ Acre é uma plataforma de busca que reúne objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O site foi criado com o objetivo de facilitar o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. A plataforma também apoia alunos que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos. Escola Digital funciona como um amplo repositório, organizado com base nos parâmetros curriculares nacionais. São vídeos, plataformas, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, se possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, versão on-line e off-line, licença de uso, entre outras especificidades. O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.

Uso da Educ Acre

Famílias que apoiam seus filhos nos estudos encontram em Educ Acre uma oferta ampla de recursos digitais que podem ser usados para os alunos aprenderem ou retomarem um conteúdo. 

Os recursos digitais da plataforma são um apoio para os estudos realizados com autonomia, respeitando o tempo, as dificuldades e as formas de aprender de cada aluno. 

A Educ Acre pode apoiar os professores que já fazem uso de recursos digitais em suas aulas, ou aqueles que querem começar a fazer uso de tais recursos, a medida que disponibiliza, num só ambiente, recursos de busca bem detalhadas para que você encontre os recursos digitais que procura mais rapidamente. A Escola Digital funciona como um amplo repositório, organizado com base nos parâmetros curriculares nacionais. São vídeos, plataformas, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, se possuem ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, versão on-line e off-line, licença de uso, entre outras especificidades. O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.

Conforme suas pesquisas na Educ Acre, você encontrará uma lista de recursos que gostou e que será útil em algum momento. Para facilitar seu acesso a estes recursos posteriormente, a Escola Digital oferece a ferramenta de criação de listas de recursos "Favoritos". Para incluir um objeto nesta lista, basta entrar na ficha técnica do objeto e escolher a opção "Adicione este recurso aos Favortios". Caso você não tenha ainda criado o nome da lista na qual irá inserir este recurso, forneça as informações necessárias para a criação da lista antes. Você vai ver que a plataforma te guiará neste processo.

Não esqueça que para criar listas e adicionar objetos nela, você precisa estar logado na plataforma.

Os grupos de usuários podem ser criados para que todos recebam uma lista de recursos digitais como indicação. Por exemplo, se você é professor de Matemática do 5o ano, pode criar um grupo com este nome e inserir todos os alunos desta turma dentro do grupo. Depois disso, você pode criar uma lista de recursos digitais de Matemática para que eles acessem na escola ou fora do ambiente escoar como lição de casa.

Este recurso de criação de grupos é muito útil quando você precisa indicar um ou mais recursos digitais para os usuários pertencentes a este grupo.

Para isto, basta criar o grupo clicando na opção "Grupos" localizado no menu superior e pedir para criar "Novo Grupo". Ao clicar neste botão, será exibido um formulário para que você preencha com o nome do grupo e logo abaixo você verá uma lista com todos os usuários da plataforma para que você inclua qualquer um deles neste grupo. Veja que você pode incluir também usuários que não estão cadastrados na Educ Acre, bastanto incluir seu e-mail.

Depois da criação do grupo, você pode indicar uma lista de recursos para que os membros do grupo tenham acesso.